Sopai Hospital Infantil Filantrópico comemora dois anos da ala Maria de Lourdes Moreira Leite

A ala Maria de Lourdes Moreira Leite destinada a crianças e adolescentes com condição crônica complexa (CCC) dependentes ou não de ventilação mecânica, mas com indicação para cuidados paliativos

O título da matéria é grande para fazer jus ao trabalho desenvolvido pela ala Maria de Lourdes Moreira Leite – instalada no Sopai Hospital Infantil Filantrópico, conveniado ao SUS – que comemorou na última sexta-feira (19), dois anos de funcionamento, com direito a festinha de aniversário, animação e muita música ao som de Iago Gouveia, filho do eterno Dedim Gouveia. O nome da ala é uma homenagem à mãe da primeira-dama do Ceará, Sra. Onélia Santana, que também é madrinha da unidade especial.

A unidade possui 25 leitos de enfermaria destinados a pacientes com condição crônica complexa (CCC) dependentes ou não de ventilação mecânica, mas com indicação para cuidados paliativos pediátricos. Estar em cuidado paliativo nem sempre significa a proximidade da morte, mas o fato de que o transtorno não pode ser curado. A criança fica, por exemplo, sempre no leito e por isso precisa de terceiros. No entanto, os cuidados podem ser perfeitamente realizados em casa, basta apenas um treinamento para os familiares cuidadores (mãe, pai, tia, avó) e a garantia de equipamentos mínimos para serem instalados na residência do pequeno.

A ala Maria de Lourdes Moreira Leite cumpre seu papel, prestando atendimento multidisciplinar aos acompanhantes e aos pacientes, desenvolvendo atividades de educação em saúde e projetos que possam oferecer qualidade de vida aos familiares durante o internamento prolongado e após a desospitalização, enquanto esperam que pendências sociais sejam solucionadas para viabilizar condições de atenção à saúde mais humana a essas crianças e suas famílias com o retorno para casa.

Postagens Relacionadas