Tapera das Artes promove Aula-Luz “O Olhar como Espetáculo!”, dirigida por Pablo Manyé, artista egresso de Barcelona

A Tapera das Artes, organização social da sociedade civil (OSC) de Aquiraz, que utiliza a música como ferramenta de cidadania e empoderamento de crianças e adolescentes, realizará um curso gratuito com Pablo Manyé, artista egresso de Barcelona com longa experiência em educação artística. A capacitação terá início nesta terça-feira (12), será uma Aula-Luz intitulada “O Olhar como Espetáculo!” e tem como público-alvo os alunos e professores da instituição.

A Aula-Luz foi criada por Pablo Manyé, pós-doutor na área, formado pela Universidade de São Paulo (USP) para uma vivência na luz, nas cores e nos princípios que as regem. Para o artista não se estuda a luz, mergulha-se nela, num ambiente fantástico, onde surgem arco-íris tonalizados, sombras verdes e vermelhas, fulguram cristais iluminados por focos específicos. Os participantes compreendem, de uma maneira lúdica, conceitos como círculo cromático, fragmentação da luz, espectros de cor, intensidade, brilho, contrastes e harmonias, além de terem estimuladas suas sensibilidades estéticas.

Ritelza Cabral, fundadora e presidente do Conselho Gestor da Tapera das Artes, destaca: “Essa é uma oportunidade ímpar que conseguimos para a nossa equipe se capacitar ainda mais e identificar que o que percebemos por meio da luz e da cor não são verdade, como afirma Pablo Manyé. É uma aula premiada que mudará nossa visão de mundo”.

Ao todo serão cinco módulos, com carga horária total de 16h/a. Para saber mais informações, acesse: https://aulaluzcom.wordpress.com/ .

O  curso “Aula Luz” faz parte da programação pedagógica do projeto “A Voz do Olhar”, que possui atividades educativas gratuitas de formação cultural para alunos e educadores de escolas e universidades públicas. O projeto, que tem patrocínio do Ministério da Cultura, Frezenius Kabi, PetroReconcanvo, Grupo Fan, Marquise Ambiental e Grupo Roca, engloba também oficinas de Música Instrumental, Luteria Experimental e Tradicional, Arqueteria, Artes Cênicas, Artes Visuais e Artesanato em Design de Produto.

Sobre o artista

Pablo Manyé é pintor e exerce diversas atividades ligadas a artes plásticas. É fundador e presidente da fundação espanhola Art and Life, primeira ONG inteiramente voltada a promover educação artística para crianças em todo o mundo, a qual conseguiu o apoio de quase 500 artistas em 35 países. Como professor de Bacharelado em Artes Visuais da Universidade de Fortaleza (Unifor), criou a Aula-Luz, para um ensino vivencial de Teoria da Cor. Essa inovadora abordagem pedagógica ganhou versões para crianças divididas por faixa etária e para os engenheiros das Companhias de Energia Elétrica do Brasil. Vencedor de vários prêmios, inclusive o de Investigação e Pesquisa da Unifor Plástica de 1989 e o 1º lugar do Prêmio de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, em 2012, foi curador da XVI Unifor Plástica (2011) e da exposição do grupo Deriva, que ocorreu em novembro de 2011, no Dragão do Mar e de diversas exposições e mostras na Espanha, Portugal, França, Itália, Estados Unidos e Brasil.

Além de ser convidado a proferir palestras e conferências em entidades do porte da Unesco (Barcelona) e Fnac. Tem várias publicações sobre Arte e Cultura. Foi co-fundador da revista Arte al día, em 1982, que circulou em papel na Espanha. Fundou a revista de arte StylusArt, que chegou a ser a segunda revista virtual mais lida em língua espanhola, de 2002 a 2009. Como artista, tem participações individuais e coletivas nacionais e internacionais.

Sobre a Tapera das Artes – Uma Escola da Vida

Completando 40 anos de existência neste ano de 2023, a instituição Tapera das Artes é uma escola de vida, trazendo a música como ferramenta de cidadania e empoderamento de crianças e adolescentes. Localizada em Aquiraz, oferece na sua grade curricular pedagógica 12 modalidades de ateliês de música, para um público de 1.500 crianças e adolescentes em um programa prioritariamente voltado para estudantes de escolas públicas de Aquiraz e também 1000 crianças impactadas no Rio Grande do Norte, proveniente de famílias de baixa renda.

Postagens Relacionadas