Troféu Fenacce: Feira Nacional de Artesanato e Cultura faz homenagem para personalidades que se destacam no desenvolvimento do setor

Com a proposta de valorizar personalidades e autoridades que atuam em prol do fortalecimento e reconhecimento do artesanato e da cultura no Ceará e no Brasil, a Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce) entregou, no último sábado (30), o Troféu Fenacce. A cerimônia, que teve como anfitriões os organizadores do evento, Stella Pavan e André Pavan, aconteceu durante a programação da Feira no Centro de Eventos do Ceará. 

Foram homenageados com o Troféu Fenacce, desenhado pelo designer Ivanildo Nunes: a secretária de Proteção Social do Ceará, Onélia Santana, o presidente do Sistema Fecomércio-CE e deputado federal, Luiz Gastão Bittencourt, o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, representado no ato pela coordenadora Executiva de Relações Institucionais, Valéria Cavalcante, o superintendente do Sebrae Ceará Joaquim Cartaxo e o secretário nacional da Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo, Milton Coelho, representado por Samuel Antunes.

Stella Pavan ressaltou a importância dos parceiros para o crescimento da Feira, que acontece desde 2019, e agradeceu aos homenageados que acreditaram no projeto desde a primeira edição. “Olhando para trás eu vejo tudo o que a gente construiu junto, passamos a pandemia e hoje temos um evento com mais de 1.500 artesãos, isso é uma grande realização. A gente perseverou e, em 2022, realmente com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro, a Feira ganhou muita força e tivemos excelentes negócios”, destaca. 

Evidenciando o trabalho dos artesãos cearenses, a Secretária de Proteção Social, Onélia Santana, falou sobre o desafio de realizar um evento como a Fenacce, idealizado pela Stella e André Pavan, e da necessidade de união entre todos os setores para a valorização do artesanato. “Eu acredito que essa força da união de todos vai impulsionar ainda mais o artesanato brasileiro não só no Brasil, mas no mundo. Até o final do ano, cinco obras de artesãos cearenses estarão expostas no Museu do Louvre em Paris, um grande reconhecimento a nossa arte. Eu quero dividir esse prêmio com todos os artesãos, porque sem eles nós não estaríamos aqui”, pontuou.

O presidente da Fecomércio Ceará e deputado federal, Luiz Gastão Bittencourt, enalteceu a importância da Feira para o intercâmbio cultural entre os artesãos de todo o Brasil. “Quero parabenizar a Fenacce por apresentar o que nós temos dentro da nossa arte e dentro da nossa riqueza de pertencimento do povo cearense, do nosso artesanato, dando a oportunidade dos artesãos brilharem não só nesse palco, mas no mundo inteiro. Quero hoje poder somar forças para fazer com que o artesanato ganhe cada vez mais mercado, garantindo a subsistência dessas pessoas e garantir, acima de tudo, que o estado do Ceará seja reconhecido também como um berço de grandes artesãos”, disse.

O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, fez questão de dividir a homenagem com todos os artesãos e artesãos cearenses. “Esse prêmio é dos artesãos e artesãs do Ceará, principalmente daqueles atendidos pelo Sebrae, pois sem eles não conseguiríamos atingir os resultados expressivos que o Sebrae alcança nesta área da Economia Criativa”.

Samuel Antunes agradeceu a homenagem em nome de Milton Coelho e reforçou que o artesanato está em um momento de crescimento. “O Brasil está vivendo um novo momento agora e acho que a gente tem muito a avançar pela frente. Temos trabalhado junto com a sociedade civil, com as universidades, com os governos estaduais em prol do artesanato, e esse é realmente o momento para a gente avançar ainda mais com as políticas públicas”, ressaltou.  

Representando na cerimônia o secretário de Turismo, Alexandre Pereira, Valeria Cavalcante, falou sobre o entusiasmo do secretário em desenvolver o setor que tem relação direta com o turismo em Fortaleza e em todo o Estado. “Quero destacar a sensação de pertencimento e de orgulho dessa Feira que representa tanto para a nossa cidade, que traz novas experiências para as pessoas e atrai também mais gente para conhecer a nossa casa. Ficamos extremamente felizes em fazer parte dessa história, é o mínimo que o setor público pode fazer, estender o apoio para o empresário do turismo de eventos. Muito obrigada pela homenagem ao secretário. Eu digo que é merecido porque ele é um fã deste trabalho”, salientou. 

Destaque especial

Para celebrar o talento e o poder transformador do artesanato, a Fenacce também fez uma homenagem ao designer de moda, Ivanildo Nunes, que desempenha um papel de defensor e embaixador da arte produzida pelas mãos dos artesãos e artesãs cearenses. “Esse troféu na verdade representa todas as mãos que fazem o artesanato do Ceará. Eu fico muito feliz de fazer parte da Feira desde a origem e gostaria, aqui hoje, de iniciar um movimento que represente esse troféu, que é o movimento em prol da renda de bilro. Todo mundo que me conhece sabe da minha luta em relação a essa renda, e eu peço a vocês todos que consigam entender e abraçar essa luta conosco”, disse Ivanildo Nunes. 

Postagens Relacionadas