Curadora Indígena é nomeada Diretora de Artes Visuais da Funarte

Sandra Benites, da etnia Guarani Nhandewa, é a primeira pessoa indígena a ocupar uma diretoria na instituição
No dia 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, neste mês marcado pela luta e resistência dos povos originários do nosso país, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, assinou a nomeação da nova Diretora de Artes Visuais da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Sandra Benites, que agora passa a compor a diretoria colegiada da instituição. Da etnia Guarani Nhandewa, Sandra Benites é a primeira pessoa indígena a ocupar uma diretoria na Funarte. A nomeação foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, 20 de abril.

A presidenta da instituição, Maria Marighella, ao anunciar a composição da Diretoria em sua gestão, afirmou que “a Funarte precisa espelhar a pluralidade, a cara e a energia de nosso povo, que se levanta por direitos, pela valorização de diferentes saberes, modos de vida e perspectivas”.

Para a nova diretora de Artes Visuais, “fazer arte é a existência indígena como parte do todo, é algo que exige outras partes desse todo, a própria relação de cuidado com os territórios e com os seres não humanos”. “Os materiais naturais utilizados marcam a resistência indígena na produção artística”, destaca Sandra Benites.

Postagens Relacionadas