FIEC e IEL Ceará concluem Programa de Educação Executiva Internacional – Boston Beyond no MIT com a entrega de certificados aos participantes

Após uma intensa jornada de aprendizado, conexões e intercâmbio de experiências no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) encerraram o Programa de Educação Executiva Internacional – Boston Beyond, nos Estados Unidos, com a entrega de certificados aos participantes. Ao todo, 47 líderes de empresas, governo, universidades e instituições cearenses tiveram a oportunidade de aprofundar, ao longo da semana, conhecimentos em temáticas essenciais para o futuro dos negócios e para o desenvolvimento do Ceará.

A parceria entre a FIEC, por meio do IEL Ceará, e o renomado MIT representa um marco significativo para o avanço do Estado à medida em que amplia o repertório de conhecimentos da alta liderança cearense, alinhando-os às principais transformações globais e tendências em gestão, inovação, tecnologia, sustentabilidade, energia, entre outros assuntos que movem o mundo. Conectar o Ceará a uma das melhores universidades do planeta é um grande passo para ampliar o olhar e fortalecer as lideranças cearenses, além de promover a criação de um ambiente propício à colaboração e à inovação.

“A ideia que eles passam aqui é a ideia que a gente tem na Federação que é de união. É pensar unidos, andar juntos, porque assim fica mais fácil superar os problemas com agilidade. Foi uma imersão muito rica e importante para mudar a mentalidade das pessoas e para a compreensão do que está acontecendo no planeta. Agora, fica a responsabilidade de levar para as nossas entidades, os nossos negócios, universidades e governo todo o conhecimento que tivemos acesso aqui”, afirmou o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante.

Com uma atuação marcada por um posicionamento de vanguarda, o IEL Ceará executa um trabalho pautado pela articulação de parcerias estratégicas como essa com o MIT, que é uma referência internacional, para criar oportunidades de desenvolvimento de alto impacto, buscando proporcionar para as lideranças cearenses um pensamento cada vez mais estratégico e para o Estado uma visão mais executiva.

De acordo com a Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, a parceria com o MIT permitiu que os líderes cearenses pudessem adquirir uma compreensão mais profunda e abrangente das tendências globais, das inovações tecnológicas e das melhores práticas de gestão. “Isso, por sua vez, os capacitará a tomar decisões mais assertivas, impulsionando o crescimento e a competitividade do nosso Estado. Sem dúvidas, foi mais uma grande entrega do IEL Ceará e o nosso compromisso é buscar ativamente novas relações estratégicas com grandes centros de conhecimento internacionais de forma a contribuir efetivamente com a transformação das pessoas e com o desenvolvimento das nossas lideranças”, declarou.

Os participantes do Boston Beyond avaliaram positivamente a experiência. Para Edilberto Pontes, presidente do Instituto Rio Branco e vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), todas as atividades do programa foram muito enriquecedoras. “Eu concordo com a teoria de que para melhorar um país, um Estado ou uma instituição, é preciso melhorar a mentalidade, a cabeça das pessoas. Esse é o grande motor do desenvolvimento. As mudanças começam por aí. Nada melhor do que estar aqui no MIT, nesse ecossistema de pessoas que estão vendo, criando e desenhando o futuro, para a mudança da nossa mentalidade. Essa é uma grande oportunidade para levar para os Tribunais de Contas brasileiros essa mensagem de inovação e de tendências. A equipe do IEL Ceará está de parabéns pelo profissionalismo e entusiasmo na condução desse programa, nos dando todo o suporte e uma atenção muito grande”, comentou. 

Para o Diretor de Inovação da FIEC e Líder do Observatório da Indústria da FIEC, Sampaio Filho, o programa é um passo importante na preparação do Ceará para o futuro, fortalecendo a liderança local e impulsionando o desenvolvimento econômico e tecnológico. “Só em a gente estar nessa atmosfera tão inovadora de Boston, do MIT, que referencia o mundo, a gente se transforma. Com todo o conhecimento que adquirimos nesses dias, vamos sair daqui transformados e transformar as pessoas no nosso Estado e as nossas indústrias”, observou.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE), Salmito Filho, parabenizou o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e a Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, pela iniciativa. Ele avalia que o programa trouxe conceitos, estratégias e ferramentas avançadas e inovadoras e além disso proporcionou a realização de contatos que poderão gerar novas oportunidades de desenvolvimento do Ceará.    

“Do ponto de vista do poder público, estamos muito atentos e de mãos dadas com o setor produtivo e com as universidades. O governador Elmano tem orientado toda a equipe do governo para o diálogo, para ouvirmos a sociedade e juntos construirmos uma agenda de desenvolvimento econômico para o Ceará. Aqui, na melhor universidade do mundo, tivemos uma oportunidade extraordinária de ouvir especialistas e grandes nomes que têm estudos e pesquisas com grandes resultados na área do desenvolvimento econômico, especialmente das energias renováveis, hidrogênio verde e na inovação tecnológica. Além do aprendizado, que é muito importante, também fizemos networking, estabelecendo contatos que poderão resultar em mais oportunidades para o nosso Estado”, destacou.

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), Wally Menezes, aponta que um dos diferenciais do programa é o entendimento de que a colaboração entre os diversos setores da sociedade poderá levar o Ceará além. “O Ceará está preparado para realizar as transformações que as grandes nações fizeram e também o fará. Não há mais tempo a se perder por um desejo que não seja planejado, construído coletivamente. Esse coletivo envolve todas as esferas – academia, governo, sociedade, empresários e todos os setores que necessariamente devem conversar com o mundo. Como disse o presidente Ricardo Cavalcante, a quem eu quero parabenizar, o que a gente fez foi derrubar os muros e construir pontes entre as nossas instituições”, frisou.

Postagens Relacionadas