Pacto Global da ONU no Brasil e Somos Um promovem, no Ceará, maior evento de sustentabilidade do Brasil fora do eixo Rio-São Paulo

Nomes de relevância internacional, como o Nobel da Paz Muhammad Yunus, e Raj Sisodia, cofundador do Capitalismo Consciente, estão entre os convidados de três dias de evento sobre os temas ESG

Nos dias 19, 20 e 21 de outubro, o Pacto Global da ONU no Brasil realizará o evento Conexão ODS, que dará visibilidade a diálogos relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, às questões sociais, ambientais e de governança nas empresas e debaterá como avançar em impacto social. Em parceria com a Somos Um, organização sem fins lucrativos que existe para reduzir as desigualdades sociais e criar oportunidades por meio de negócios de impacto, todos os debates e painéis foram pensados para discutir ações e meios para alcançar as metas do desenvolvimento sustentável e promover transformações sociais em todo o Brasil, expandindo o debate para além da região Sudeste. Toda a programação acontece no Beach Park, complexo turístico em Aquiraz, no Ceará, que é uma das empresas participantes do Pacto Global da ONU no Brasil.

“Para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são objetivos de toda a humanidade, e cumprir com a urgência da Agenda 2030, precisamos engajar todas as pessoas. Cada um deve puxar para si a responsabilidade, e as empresas têm papel fundamental nisso. É importante aumentar o nível de ambição e participação do setor privado em diferentes estados e municípios brasileiros”, diz Carlo Pereira, CEO do Pacto Global no Brasil. “Esse evento aproxima ainda mais o Pacto Global das organizações presentes na região Nordeste. Para mudar, precisamos do Brasil todo”.

Os três dias serão recheados de painéis que discutirão, entre outros temas, justiça climática, saúde mental, descarbonização, água e oceanos e investimentos de impacto. Todos terão nomes relevantes para o cenário. O de saúde mental, por exemplo, trará Ana Fontes, vice-presidente do Conselho de Administração do Pacto Global da ONU no Brasil e Michelle França, diretora de saúde mental e diversidade da Ambev.

O Professor Muhammad Yunus, ganhador do prêmio Nobel da Paz em 2006, será key-note speaker, estará presente e lançará seu novo livro “A World of Three Zeros” (O Mundo de Três Zeros, em português), em que descreve como ferramentas financeiras se relacionam e financiam negócios sociais e que traz reflexões sobre como as empresas podem e devem contribuir com os desafios sociais e ambientais da humanidade. Outro destaque é a participação de Rubens Ometto, presidente do Conselho de Administração da Cosan S.A., liderança empresarial e responsável pela transformação da empresa em uma das maiores corporações empresariais do país e grande referência de liderança empresarial.

A Somos Um promoverá, ainda, um encontro com comunidades que tenham projetos alinhados com os Movimentos do Pacto Global da ONU no Brasil. Os participantes do evento escolherão entre cinco comunidades para conhecer o trabalho de seus empreendedores sociais. Além disso, a organização promoverá um desafio de inovação, em que oito negócios de impacto do Norte e Nordeste, selecionados por meio de edital, serão mentorados e poderão fazer um pitch para os executivos presentes e uma banca avaliadora. Dois projetos vencedores receberão prêmio no valor de R$ 50 mil cada.

“O Nordeste tem grandes empreendedores e empresários reconhecidos no Brasil todo, mas segue carente de iniciativas para discutir os maiores desafios da humanidade e das empresas para a Agenda 2030. Essa foi a motivação para convidarmos o Pacto Global da ONU para trazermos, juntos, um grande evento nessa temática para a região. Nossa intenção é promover uma experiência única para os participantes, pensando em cada detalhe, desde o local escolhido à curadoria, arte e cultura e às demais experiências oferecidas durante o evento. Esperamos que os participantes possam realizar conexões especiais e saiam inspirados para serem protagonistas na agenda 2030″, afirma Ticiana, Presidente da Somos Um.

O evento será fechado apenas para convidados, mas contará com cobertura completa dos veículos do Sistema Verdes Mares, que terá um estúdio dentro do evento, onde serão realizadas entrevistas e inserções ao vivo. O evento também será transmitido ao vivo pelo YouTube, por meio do canal do Diário do Nordeste (https://www.youtube.com/@diariodonordeste).

Programação do evento (*)

19/10 | Quinta feira

16h00: Abertura do Evento

17h00: Key Note Speaker: Capitalismo Consciente – Raj Sisodia (online)

17h30: Saúde Mental como Pilar ESG e de Direitos Humanos

18h30: Agenda Climática em Energia para uma Transição Justa

19h20: Entre Solos – Curadoria Pacto Global da ONU

19h40: Apresentação Desafio Inovação com Impacto

19h50: Jantar de Relacionamento / Show Marcos Lessa e Lorena Nunes

20/10 | Sexta feira

08h30: Visitas às Comunidades:

14h05: Rede Muda Meu Mundo – O Poder da Conexão

14h30: Favela 3D 

15h00: Ética e Integridade na Agenda ESG

16h30: Key Note Speaker: Oportunidades para Inovação e construção do futuro saudável

17h00: Justiça Climática – Raça e Gênero na Agenda 2030 

18h00: Key Note Speaker: Empresas e Impacto Positivo: como impulsionar uma agenda de inovação social?

18h30: Apresentação EDISCA

19h30: Jantar de Relacionamento / Roda de Samba de Mulheres – Borogodó

21/10 | Sábado

08h55: Abertura Rezo Cacique

09h00: Movimento +Água

09h50: Blue Keepers – Oceanos

10h00: Investimentos de Impacto

11h30: Key Note Speaker

12h: Key Note Speaker: Caminhos para o Brasil dos Três Zeros

12h30: Pitches Desafio Inovação com Impacto

13h30: Mesa de Avaliação / Premiação Desafio Inovação com Impacto/ Encerramento

14h: Pocket Show de Encerramento

(*) Programação sujeita a alterações

O Conexão ODS tem o apoio institucional da Yunus Negócios Sociais Brasil, RME – Rede de Mulheres Empreendedoras e ICE – Instituto de Cidadania Empresarial, com a parceria de mídia do Sistema Verdes Mares, patrocínio do Beach Park, GD Solar, GEQ – Grupo Edson Queiroz, SEBRAE Nacional e apoio do Governo do Estado do Ceará, Aço Cearense, Banco do Nordeste, BTG Pactual, Prefeitura de Fortaleza, FIEC/SESI, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), Prefeitura de Aquiraz e Fecomércio.

Sobre o Pacto Global da ONU

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 21 mil participantes distribuídos em 65 redes locais, reúne 18 mil empresas e 3.800 organizações não-empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org

O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br

Sobre a Somos Um (@somosumce)

A Somos Um é uma organização estruturante, sem fins lucrativos, que busca solucionar problemas sociais e ambientais por meio dos negócios, colocando impacto no centro das decisões. A organização presta serviços e realiza projetos para apoiar empreendedores e negócios de impacto e para impulsionar organizações e iniciativas de apoio ao ecossistema de impacto, além de produzir conteúdo sobre o tema, realizar cursos, hackathons sociais, programas de incubação e de aceleração de negócios de impacto, consultorias, e também iniciativas de articulação e mobilização de atores do setor. Inspirados pelo Professor Muhammad Yunus, prêmio Nobel da Paz, sonha com o dia em que não haverá mais pobreza. SITE: www.somosumce.com.br

Postagens Relacionadas