Hábito de ler tem as mulheres como protagonistas

Tendências do mercado editorial brasileiro em 2024 destaca liderança feminina nas práticas da leitura. Obra mais vendida no Brasil impacta perfil feminino, principalmente pelo seu sucesso nas redes sociais

Brasil, março de 2024: O Brasil possui 25 milhões de consumidores de livros, onde 69% deste grupo adquiriu entre um e cinco livros em 2023, segundo dados recentes divulgados pela Câmara Brasileira do Livro através da pesquisa “Panorama do consumo de livros”, encomendada à consultoria Nielsen. 

A mesma pesquisa destaca que 57% dos compradores de livros no Brasil são mulheres.

Dos que compraram, 55% o fizeram pela internet, justificando a consolidação dos e-commerces e sites oficiais de venda de livros como um canal com maior participação no faturamento das editoras e autores.

“As tendências do mercado editorial brasileiro, neste ano e nos próximos, continuarão moldadas pelos hábitos e demandas do próprio público, porém algumas maneiras estratégicas de perpetuar e transformar o hábito da leitura raiz ganhou a atenção dos leitores antigos e recentes”, afirma Junior Rostirola, autor do bestseller mais vendido do Brasil nos últimos 3 anos, a obra “Café com Deus pai”.

Neste ano de 2024, somente o site oficial da obra registrou em 1 dia, mais de 8 mil pedidos, cada um com quantidades variadas da nova edição. Até então, desde seu lançamento, foram mais de 1.2 milhão de cópias de livros vendidas.

A Amazon revelou em nota que “a edição 2024 de Café com Deus Pai nunca saiu do TOP5 mais vendidos, estando em 1º desde dezembro”.

Somente no TikTok, “Café com Deus Pai” foi citado mais de 10 mil vezes, com indicações de trechos dos livros e leitores mostrando a rotina ao abrir o livro de manhã, pegar um café e “ouvir” a palavra do dia.

Nas redes sociais, os perfis que repercutem as páginas do livro são em sua maioria mulheres, inclusive de celebridades e influencers. Nomes como Camila Loures, Evelyn Regly, Patrícia Abravanel, Fernanda Theodoro e muitas outras personalidades já mencionaram a obra em suas redes.

Isso tudo porque o livro vai além de páginas impressas. “Em uma aposta totalmente inovadora, nossa editora e toda a equipe trouxe a experiência sensorial para um livro na palma das mãos, o que o torna totalmente diferente de qualquer obra disposta nas prateleiras das livrarias do Brasil e do mundo”, acrescenta Junior.

Em um livro feito para ser lido todas as manhãs, antes, durante ou após o café da manhã, a experiência de tomar uma xícara de café se tornou mais instigante. 

Junior também conta que a experiência que ele pretende proporcionar aos leitores vai além de tudo já encontrado no mercado editorial. “Convidamos o público a experimentar doses diárias de algo que ainda é pouco difundido através de páginas datadas de 1 de janeiro a 31 de dezembro, totalizando 365 dias de mensagens, momentos e conexão com Deus. E além dessa imersão espiritual, decidimos trazer a experiência sensorial do café às mãos dos leitores,” continua o autor. 

Carol Silva é leitora assídua e afirma que o hábito de ler é algo construído desde criança. Ela lembra quando sua mãe contava histórias antes de dormir. “Ironicamente há uma certa aura feminina que paira sobre o ato de ler. Lembro de minha mãe todas as noites lendo para mim e isso me remete a mais do que um hábito, mas a sensação, o sentimento e a emoção de lembrar dela todas as vezes. Ler me faz estar mais perto de mim, dos meus sonhos e desejos. Me faz parar em meio ao turbilhão de informações e demandas que o mundo desenvolvido trouxe”, afirma a jornalista.

Site Oficial: https://store.cafecomdeuspai.com/

Instagram Oficial: @cafecomdeuspai

Postagens Relacionadas