Jane Batista abre sua primeira exposição individual em Fortaleza

“Dizer o Silêncio” tem curadoria de Aldonso Palácio, reúne 38 fotografias da artista visual e segue aberta para visitação até 2 de setembro, na Imagem Brasil Galeria

A sensibilidade de um olhar capaz de revelar sonhos, desejos, medos, mas que também captura, em seu imaginário íntimo, imagens de forte apelo estético e indissolúvel de seu significado político. Eis um belo resumo do que o público vai encontrar em “Dizer o Silêncio”, primeira exposição individual de Jane Batista, na Imagem Brasil Galeria, em Fortaleza, até 2 de setembro. A abertura será dia 8 de julho (sábado), às 10h

Com curadoria de Aldonso Palácio, “Dizer o Silêncio” traz 38 fotografias da série de autorretratos de Jane Batista, moradora do Serviluz, que utiliza seu próprio corpo e reveste-se de objetos do cotidiano em forma de adereços e camadas, que, muitas vezes, acrescentam um verniz simbólico à sua obra. “Dona de uma pulsão criadora inexorável, sua obra equilibra-se entre a vulnerabilidade e a força. Jane Batista desafia a violência estrutural e as representações preconceituosas de pessoas racializadas, tornando possíveis múltiplas transformações como forma de não se calar perante injustiças”, afirma o curador. 

A jornada de Jane Batista pelas experimentações viscerais com autorretratos teve início em 2020, de forma autodidata, utilizando, exclusivamente, o celular como ferramenta, tanto para capturar imagens como para editar. Nascia ali uma forma particular para capturar, em seu imaginário íntimo, imagens de forte apelo estético e indissolúvel de seu significado político. 

Ao virar a câmera para si mesma, a artista cria um registro visual e contra-arquivo que reconhece liberdade, dignidade e reciprocidade. Cada fotografia é carregada de potência e abre espaço para uma voz inspiradora de resistência. Para a artista, essa forma de expressão é uma maneira de resistir ao silenciamento e superar os julgamentos que recaem sobre as vozes e os corpos femininos, negros e marginalizados. “Nós mulheres somos silenciadas, mas as mulheres negras são mais silenciadas”, reflete.

“Dizer o Silêncio” é resultado de um processo criativo, realizado na casa-ateliê, também estúdio fotográfico de Jane Batista. A impressão e revisão das imagens foram feitas por Gentil Barreira, um dos maiores nomes da fotografia contemporânea. A exposição conta ainda com a produção executiva e a expografia de Rafaela Leite e a participação da pesquisadora de arte afro-brasileira Cecília Calaça, tanto nos textos do catálogo como na mediação da fala da artista, também no mês de julho, na Imagem Brasil Galeria.

Sobre Jane Batista:

Nascida em Piripiri (PI), Jane Batista reside e trabalha em Fortaleza, mais especificamente no Serviluz, nas proximidades da comunidade da praia do Titanzinho. Sua obra tem enfoque no retrato e na fotoperformance, mas também passeia por diversas linguagens fotográficas como a paisagem, natureza morta e a fotografia documental. 

Jane Batista é artista e fotógrafa performática, integra o grupo “Sol Para Mulheres” de estudos teóricos e práticos de fotografia, coordenado por Patrícia Veloso, com o qual já expôs em coletividade no MAUC – Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará. 

Sobre Aldonso Palácio:

Aldonso Palácio é especialista em mercado de arte contemporânea internacional pela IESA Paris. Atualmente, reside e trabalha em Berlim, onde atua como curador de arte entre o Brasil e a Alemanha. Também esteve à frente da Galeria Contemporarte, em Fortaleza, entre 2014 e 2017, realizando mais de 12 exposições de artistas das cenas local e nacional. 

JANE BATISTA – Dizer o Silêncio 

FICHA TÉCNICA

Curadoria: Aldonso Palácio

Produção executiva e expografia: Rafaela Leite

Texto e pesquisa: Cecília Calaça

Realização: Patrícia Veloso / Imagem Brasil Galeria

Apoio institucional: SP Combustíveis

Representação: Contemporarte Galeria

Impressão fotográfica: Gentil Barreira

SERVIÇO

Exposição JANE BATISTA – Dizer o Silêncio

Abertura 

Data: 8/7 (Sábado)

Horário: 10h 

Local: Imagem Brasil Galeria

Endereço: Rua Rocha Lima, 1701 – Fortaleza, CE, Brasil

Exposição: de 8/7 a 2/9

Visitação: de segunda a sexta-feira
Horário: de 9h às 12h30 e de 14h às 17:30h
Sábado: mediante agendamento

Contato: (85) 3261 0525, imagembrasilgaleria@gmail.com

Postagens Relacionadas