Professores reconhecidos globalmente em temas como liderança, inovação e eficiência operacional conduzem nesta quinta-feira (12/10) Programa de Educação Executiva Internacional no 

Autor de vários livros premiados nos Estados Unidos, Steven Spear, professor sênior da Sloan School of Management do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), abriu a programação acadêmica desta quinta-feira (12/10) do Programa de Educação Executiva Internacional – Boston Beyond, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará). Para o grupo de 47 líderes cearenses que participam do programa, em Boston (EUA), Spear apresentou as quatro habilidades das organizações de alta velocidade e como é feita a gestão de equipes multifuncionais a partir da distribuição proporcional de desafios organizacionais. As pesquisas e publicações de Spear são referência em todo o mundo para a compreensão de como as organizações alcançam e sustentam o alto desempenho.

Em seguida, o grupo recebeu o professor PhD Ângelo Gurgel para uma sessão sobre o tema “Estratégias de Expansão com Desenvolvimento Sustentável”. Sob a condução do especialista, os participantes puderam refletir sobre a importância da transição energética, descarbonização das economias e busca pela sustentabilidade a partir da apresentação e discussão dos principais cenários de desenvolvimento da economia global que se desenham a partir dessas grandes tendências e desafios.

Líder em educação de gestão internacional, o professor PhD Donald Lessard contribuiu com as reflexões do dia abordando o tema “Estratégias Globais e Competitividade”. Lessard é consultor estratégico de várias empresas, educador, escritor e palestrante focado em sustentabilidade no contexto da transição energética, infraestrutura transformacional e estratégia multinacional baseada em capacidades. Sua pesquisa é voltada a gestão estratégica global, gestão de projetos em grande escala, infraestrutura urbana transformacional e transição energética. É bacharel em Estudos Latino-americanos e PhD em Administração de Empresas pela Universidade de Stanford.  

Dando continuidade à programação, o diretor do Programa de Relação com a Indústria do MIT, Yuri Ramos, discorreu sobre o tema “Ecossistemas de Inovação e o case MIT”. Ele falou sobre o programa e como ocorrem as parcerias estratégicas entre as empresas, instituições e hubs globais, como o MIT, Vale do Silício, Londres, China e outros. 

Por fim, o programa Boston Beyond trouxe novamente o especialista em inovação reconhecido mundialmente, Hitendra Patel, para o workshop “Making Innovation Real”, em que os participantes cearenses tiveram a oportunidade de elaborar um mapa de inovação e planejar a sua aplicação nas organizações do Ceará lideradas por eles. O workshop foi realizado na renomada Hult International Business School, líder global em
inovação.

A programação foi encerrada com uma solenidade de entrega dos certificados aos participantes e com a apresentação de um vídeo com as cenas captadas ao longo da semana. Para a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, o Boston Beyond foi uma experiência incrível e deixou o grupo muito motivado a promover inovações e implantar o conhecimento adquirido em suas empresas e instituições. “Viemos para o lugar certo, com as pessoas certas, para acessar o conhecimento. Iremos voltar para o nosso Estado motivados para implantar esse conhecimento. Foi uma semana extraordinária, de altas conexões e grandes insights. Agora, esperamos que as instituições deem as mãos e sigam juntas no mesmo caminho, com o mesmo propósito, para fazer cada vez mais grandes entregas”, afirmou. 

Boston Beyond

O Programa de Educação Executiva Internacional – Boston Beyond começou na última segunda-feira e segue até sexta-feira (13/10). Nele, um grupo de 47 líderes de empresas, governo, universidades e instituições ligadas ao empreendedorismo e desenvolvimento econômico do Ceará vivencia uma intensa jornada de aprofundamento e aprimoramento de conhecimentos a partir de uma visão global, intercâmbio cultural, fortalecimento de networking e conexões entre setor produtivo, público e academia.

Destaque para a troca de experiências com grandes experts das maiores e mais importantes universidades americanas por meio de conteúdos exclusivamente desenhados pelo IEL Ceará e o MIT para a realidade dos líderes cearenses.

Além de sessões acadêmicas e workshops, o grupo do Ceará participa de visitas técnicas a instituições de ponta e a empresas de destaque no ecossistema local americano.

Postagens Relacionadas