Ricardo Cavalcante recebe Troféu Virgílio Távora na comemoração dos 45 anos da Associação Empresarial das Indústrias

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, foi agraciado com o Troféu Virgílio Távora, em reconhecimento à sua destacada atuação no desenvolvimento industrial cearense. A homenagem ocorreu nesta terça-feira (19/11), durante a solenidade de celebração dos 45 anos da Associação Empresarial das Indústrias (AEDI), realizada na Casa da Indústria. 

Cavalcante recebeu a comenda das mãos da presidente da AEDI, Kelly Gessyana Magalhães. Também participou do ato a filha do ex-governador e ex-senador Virgílio Távora, Teresa Távora Ximenes. Em seu discurso, o presidente agradeceu a dirigentes industriais, colaboradores do Sistema FIEC, gestores públicos, empresários e sindicatos pelo trabalho conjunto em prol do crescimento econômico, fortalecimento dos negócios e geração de empregos no Ceará. 

O homenageado expressou sua satisfação e orgulho ao receber uma honraria que leva o nome de Virgílio Távora, uma figura emblemática para o progresso do estado. “Fico muito feliz de receber um troféu com este nome. Além de ter sido uma pessoa ímpar, que atuou na vida política com integridade e conquistou o respeito de todos, Virgílio foi alguém capaz de realizar entregas fundamentais para a sociedade de sua época”, afirmou Ricardo Cavalcante. 

Ao abordar o protagonismo do setor industrial cearense, especialmente nas áreas de energias renováveis e implantação do hidrogênio verde, o presidente da FIEC destacou o caráter visionário de Virgílio Távora. “Diante das transformações que o mundo vivencia hoje, seja na área energética ou digital, e considerando os potenciais do Ceará em energia eólica, solar e hidrogênio verde, não tenho dúvidas de que alguém tão brilhante como Virgílio Távora traria grandes conquistas para os cearenses”, concluiu. 

Na cerimônia, também foi entregue o Troféu de Destaque Empresarial do Ano de 2024 para a empresa CERBRÁS, reconhecida globalmente por sua atuação no segmento cerâmico ao longo de 34 anos e por exportar produtos para mais de 30 países. A premiação foi recebida pela sócia-fundadora da empresa, Ana Lúcia Mota, das mãos do vice-presidente da AEDI e sócio-gestor da Durametal, Victor Praça. 

Outro momento marcante da noite foi a entrega da placa Amigo da AEDI a Teresa Távora Ximenes, em reconhecimento à sua contribuição no fortalecimento das relações da AEDI com empresas cearenses. A homenagem foi realizada pelo diretor financeiro da AEDI, José Mozart Martins. André Gomes, gerente administrativo e comercial do SESI Maracanaú, também foi agraciado com a mesma honraria, entregue pelo conselheiro da AEDI e coordenador de Atração de Empreendimentos Industriais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Adriano Borges. 

Entre os presentes na solenidade estavam o 1º vice-presidente da FIEC, Carlos Prado; o diretor administrativo da FIEC, Chico Esteves; o diretor financeiro da FIEC e presidente do Sindicarnaúba, Edgar Gadelha; o diretor da FIEC e presidente do Sindlaticínios, José Antunes Mota; o diretor da FIEC, André Siqueira; o diretor da FIEC, Benildo Aguiar; o diretor financeiro adjunto da FIEC e presidente do Simagran, Carlos Rubens Alencar; a diretora da FIEC, Fátima Facundo; o diretor da FIEC, Lélio Matias; o conselheiro fiscal da FIEC, Pedro Alfredo; o presidente do Sindserrarias, Agostinho Alcântara; o presidente do Sindiembalagens, Hélio Perdigão; o presidente do Sinconpe, Dinalvo Diniz; o presidente do Sindroupas, Paulo Rabelo; o presidente do Sindsorvetes, Edgard Júnior; o superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; os vereadores de Maracanaú, Raphael Pessoa e Ivonaldo Lima, além de representantes de sindicatos, empresários e autoridades.

Postagens Relacionadas