SENAI Ceará participa da Ceará Fashion Trade

De 14 a 16 de maio, o Centro de Eventos do Ceará recebe a quarta edição da Ceará Fashion Trade, evento que promove a indústria da moda e resgata o papel do Ceará como um dos maiores e mais importantes polos produtores de moda no cenário nacional. O SENAI Ceará, instituição referência na formação de profissionais da área, terá um espaço especial no evento, onde serão montadas duas mini fábricas, uma têxtil e outra de confecção. No local, o visitante terá uma compreensão da moda em sua totalidade, indo desde a criação à finalização de um produto, a partir da construção do tecido.

A Ceará Fashion Trade reúne empresas atacadistas e de pronta entrega dos setores feminino, masculino, infantil, moda íntima, praia, fitness, surfwear, jeanswear, calçados e bolsas, serviços, acessórios, têxtil e aviamentos no intuito de promover suas coleções junto aos compradores de lojas multimarcas, magazines, lojas especializadas e redes atacadistas, além de atuar junto a representantes, corretores e compradores autônomos.

A feira promove um ambiente de interação com base em negócios positivos para as empresas expositoras e os compradores nacionais e internacionais presentes, contando com 60 marcas expositoras que apresentarão seus produtos e estarão abertas para encontros de negócios com compradores, representantes comerciais, corretores e profissionais de estilismo, marketing, gestores de moda e imprensa especializada e influenciadores digitais. As empresas cearenses ocuparão os 100 estandes da feira com o mais completo mix de segmentos.

Apresentado pelo Sistema FIEC e pelo Sebrae/CE e realizado em parceria pelos sindicatos industriais da moda no Ceará – Sindroupas, Sindconfecções e Sinditêxtil, a Ceará Fashion Trade reunirá pequenas, médias e grandes empresas confeccionistas do Ceará com atuação em atacado nas modalidades de pedido futuro, pronta entrega e private label. A promoção é da Ikone Eventos e do DFB Festival.

Programação

Discutir o futuro do setor é pauta constante no meio empresarial, educacional e político. Como o modelo industrial sobreviverá, o que está mudando no perfil de consumo, quais as alternativas para sua empresa continuar competitiva no mercado? São algumas das perguntas que serão debatidas no primeiro dia de Ceará Fashion Trade, a partir das 15h30, no painel “Como driblar os desafios e inovar nos setores têxtil e de confecção”, ministrado por grandes nomes como Élcio Batista, secretário Chefe da Casa Civil do Estado do Ceará; Marcelo Ramos, assessor da Diretoria do SENAI CETIQT; Renato Jardim, superintendente de Políticas Industriais e Econômicas da Abit; Paulo André Holanda, diretor Regional do SENAI Ceará; Jairo Amorim, diretor Industrial da Guararapes, com mediação de Rafael Cabral, presidente do Sinditêxtil e Lélio Matias, presidente do Sindroupas. A programação segue nos outros dias com outros painéis.

O painel “Novas estratégias para um novo consumidor” abre o bate-papo do segundo dia de Ceará Fashion Trade, 15 de maio, a partir das 16h. A discussão traz o consumidor como o foco central das indústrias, levantando temas atuais voltados ao marketing aplicado às estratégias de comunicação com o novo consumidor, ao atendimento das demandas frente às tendências de moda e a geração de conteúdo relevante para esse público. O momento será ministrado por Gal Kury, consultora de Marketing e professora Universitária; Gabriela Dourado, jornalista, professora Universitária e editora de moda e estilo de vida do Diário do Nordeste e Zé Filho, diretor Criativo Ahazando.

Em seguida, às 17h, haverá o painel “Novos modelos de negócios da moda”, que discutirá o processo de transição do mercado, que está levando os consumidores a tomarem ações cada dia mais conscientes, associadas a criação de um novo estilo de vida, marcadamente com foco no meio ambiente e na ética social. O debate será mediado pela Lorena Delfino, pesquisadora e Consultora de moda sustentável e representante do Movimento Fashion Revolution Fortaleza, e conduzido por Marilia Mendonça Diniz, técnica da Unidade de Inovação e Sustentabilidade do Sebrae-CE, por Sávio Ewan, empreendedor da empresa Enroupe e por Larissa Teixeira, empreendedora do Brechó 55, a partir das 17h, encerrando o segundo dia de evento.

A Ceará Fashion Trade traz, em seu último dia de evento, 16 de maio, a partir das 15h, o painel “O Profissional de Moda Atual e as Exigências do Mercado”. Haverá discussão sobre os diferenciais e exigências existentes no mundo da moda e como os profissionais devem se preparar e agir para se destacarem diante da concorrência. O momento será conduzido por Ana Maria Castelo, acionista do Grupo Turma da Malha; Ana Luiza Ximenes Dias, diretora Comercial do Grupo Ponto da Moda; Renan Ximenes, coordenador do Projeto Lab Ponto da Moda e Paulo Rabelo Pinheiro, diretor de Operação da Benatêxtil, com mediação de Karol Mota, professora do curso de Design de Moda e coordenadora da Central de Carreiras e Oportunidades da UNIFOR e Danielle Caldas – professora do curso de Design de Moda da UniAteneu e consultora do SENAI/CE.

Concurso

Como parte da programação paralela da Ceará Fashion Trade, acontece a décima edição do Concurso Ceará Moda Contemporânea, primeiro do Brasil a contemplar as três áreas: Costura, Modelagem e Design. Foi idealizado para promover o reconhecimento e a valorização dos estudantes e profissionais de moda atuantes na cadeia produtiva têxtil e de confecção do Ceará, mostrando sua criatividade e relevância. O concurso premia os três melhores candidatos de cada categoria. Além disso, entrega o prêmio de excelência ao candidato da categoria Design que demonstra esmero em seu trabalho, com profissionalismo e pontualidade. Atualmente, o concurso é realizado pelo Sindroupas em parceria com Sinditêxtil.

O evento consolidou-se no meio empresarial e acadêmico e é reconhecido como grande celeiro de novos talentos e profissionais da moda. A ação proporciona a interação do Sistema S com as empresas de moda assim como a grande oportunidade para profissionais e/ou estudantes apresentarem seu potencial para os segmentos envolvidos.
Durante a Ceará Fashion Trade acontecerá o desfile das 8 coleções dos finalistas da categoria Design e a exposição dos trabalhos das categorias Costura e Modelagem. A premiação dos vencedores representa o ponto alto desse concurso que contará com uma plateia de empresários e representantes de instituições e imprensa, reconhecendo os resultados dos trabalhos desenvolvidos.

Passarela da Indústria

Com o objetivo de fortalecer os setores envolvidos e valorizar o protagonismo da moda à frente do desenvolvimento econômico e social do estado, a Ceará Fashion Trade estabeleceu uma forte parceria com o DFB Festival e juntos os dois eventos construíram o projeto da Passarela da Indústria, que contará com 3 desfiles no line up do DFB Festival, no aterro da Praia de Iracema. No dia 15/5 (quarta-feira), a FIEC apresenta o desfile da marca Água de Coco, às 21h; no dia 16/5 (quinta-feira), o Sinditêxtil apresenta Jangadeiro Têxtil, às 19h30; e em 17/5 (sexta-feira), o Sindroupas apresenta a marca Matias, também às 19h30.

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira (14/5)
Centro de Eventos do Ceará – CFT
15h – Solenidade de Abertura
15h30 – Painel “Como driblar os desafios e inovar nos setores têxtil e de confecção”.

Palestrantes:
Élcio Batista – Secretário-Chefe da Casa Civil do Estado do Ceará
Marcelo Ramos – Assessor da Diretoria do SENAI CETIQT
Renato Jardim – Superintendente de Políticas Industriais e Econômicas da Abit
Paulo André Holanda – Diretor Regional do Senai Ceará
Jairo Amorim – Diretor Industrial da Guararapes

Mediadores:
Rafael Cabral – Presidente do Sinditêxtil
Lélio Matias – Presidente do Sindroupas

17h – Concurso Ceará Moda Contemporânea

Quarta-feira (15/5)
Centro de Eventos do Ceará – CFT
16h – Painel “Omnichannel e Customer Centricity – Novas Estratégias para um Novo Consumidor”
Palestrantes:
Gal Kury – Consultora de Marketing e Professora Universitária
Gabriela Dourado – Jornalista, Professora Universitária e Editora de moda e estilo de vida do Diário do Nordeste
Zé Filho – Diretor Criativo Ahazando

17h – Painel “Novos Modelos de Negócios da Moda”

Palestrantes:
Marilia Mendonça Diniz – Unidade de Inovação e Sustentabilidade – Sebrae-CE
Sávio Ewan – Empreendedor – Enroupe
Larissa Teixeira – Empreendedora – Brechó 55
Mediadora:
Lorena Delfino – Pesquisadora e Consultora de moda sustentável e Representante do Movimento Fashion Revolution Fortaleza

Quinta-feira (16/5)
Centro de Eventos do Ceará – CFT
15h – Painel “O Profissional de Moda Atual e as Exigências do Mercado”

Palestrantes:
Ana Maria Castelo – Acionista do Grupo Turma da Malha
Ana Luiza Ximenes Dias – Diretora Comercial do Grupo Ponto da Moda
Renan Ximenes – Coordenador do Projeto Lab Ponto da Moda
Paulo Rabelo Pinheiro – Diretor de Operação da Benatêxtil

Mediadores:
Karol Mota – Professora do curso de Design de Moda e Coordenadora da Central de Carreiras e Oportunidades da UNIFOR
Danielle Caldas – Professora do curso de Design de Moda da UniAteneu e consultora do SENAI/CE
16h – Desfile UniAteneu
17h – Desfile Unifor

SERVIÇO:
Ceará Fashion Trade 2019
Data: 14 a 16 de maio
Horário: 14h às 20h
Local: Centro de Eventos Ceará – Pavilhão Oeste – portão A – Salão Taíba
(Avenida Washington Soares, 999, Edson Queiroz)
Inscrições pelo site: www.cearafashiontrade.com.br
Informações: 85 3261.1111/cft@ikone.com.br

Postagens Relacionadas